Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo-terceiro salário?

06/12/2021
Quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo-terceiro salário

O benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como Auxílio-doença, visa suprir o salário do trabalhador afastado do trabalho por uma enfermidade. Por isso, é natural que exista a dúvida se quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo-terceiro salário.

quem-recebe-auxilio-doenca-tem-direito-a-decimo-terceiro-salario

A fim de ensinar nossos leitores a buscarem seus direitos, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o décimo terceiro salário, se quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo-terceiro salário, em quais casos não há direito ao décimo terceiro do INSS e o que o trabalhador pode fazer ao não receber o seu benefício. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é o décimo terceiro salário? O que é auxílio-doença?

quem-recebe-auxilio-doenca-tem-direito-a-decimo-terceiro-salario

Antes de falarmos sobre o que é o décimo terceiro salário, é importante lembrarmos do que se trata o auxílio-doença.

O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) é concedido pelo INSS para os trabalhadores que adoeceram por mais de 15 dias consecutivos. Os 15 primeiros dias são pagos pela empresa e, do 16° dia em diante, pelo INSS. Para os demais contribuintes, como para MEI, autônomos, contribuinte individual, empresários e outros, o valor é pago a partir do primeiro dia de incapacidade, desde que todos os três requisitos a seguir sejam cumpridos:

1 – Incapacidade para o trabalho ou para a atividade habitual;

2 – Cumprimento da carência (número mínimo de contribuições – 12 meses, salvo caso de doenças específicas que constam em lista elaborada pelo governo);

3 – Ser segurado do INSS (estar filiado: recolhendo ou em período de graça: tempo após o último recolhimento ).

Já o décimo terceiro salário é uma gratificação salarial paga por lei no mês de dezembro de cada ano a todo trabalhador que atua com carteira assinada. Este direito garante que o trabalhador receba um salário extra no final de cada ano, proporcional a 1/12 (um doze avos) de seu salário por mês durante o ano.

Quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo-terceiro salário?

quem-recebe-auxilio-doenca-tem-direito-a-decimo-terceiro-salario

Agora que explicamos os conceitos de décimo-terceiro salário e auxílio-doença, é hora de saber se quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo-terceiro salário.

Resumidamente, todos os segurados que estão afastados do trabalho e, por conta disso, recebem o auxílio-doença têm direito ao 13º salário. Anualmente, esse pagamento extra é feito pelo INSS.

Quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo-terceiro salário pago em duas parcelas que são depositadas na conta do segurado juntamente com benefício. O valor é igual ao do benefício, mas proporcional ao número de meses de pagamento no ano.

Além do auxílio-doença, tem direito ao 13º salário quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Não têm direito a 13o. salário os que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Normalmente, o 13o. salário é pago nos meses de agosto e novembro. Contudo, é importante lembrar que o 13º salário de 2021 foi antecipado em decorrência da pandemia.

O pagamento ocorreu nas seguintes datas:

– 1ª parcela: pagamento entre os dias 25 de maio e 08 de junho;

– 2ª parcela: pagamento entre 24 de junho e 07 de julho;

O segurado que recebe o auxílio-doença e quer saber se tem direito ao décimo terceiro, precisa estar atento ao seu extrato de pagamento para conferir o valor disponibilizado.

Isso é necessário porque o pagamento da primeira parcela corresponde a 50% do benefício. A segunda, por sua vez, pode ter um valor diferente devido aos descontos realizados pelo INSS, como o Imposto de Renda (IR), por exemplo.

No entanto, essa tributação varia conforme a idade. Neste ano, por exemplo, aposentados a partir de 65 anos não têm isenção extra do Imposto de Renda. Assim, somente é descontado o IR se o benefício superar R$ 3.807,96. Para o segurado que possui até 64 anos somente paga o IR se receber acima de R $1.903,98. Imediatamente após os depósitos que seguem o calendário disponibilizado anualmente pelo INSS, o segurado pode fazer o saque do dinheiro.

Não recebi o décimo-terceiro do auxílio-doença. O que fazer?

quem-recebe-auxilio-doenca-tem-direito-a-decimo-terceiro-salario

Caso não receba o 13º, o segurado deve tirar suas dúvidas com um advogado especialista em direito trabalhista e previdenciário.

Este profissional irá analisar todos os laudos médicos e demais documentos envolvidos na situação a fim de garantir que o segurado receba o seu décimo terceiro salário do auxílio-doença.

Ao analisar quem é o responsável pelo não pagamento do benefício (o empregador ou o INSS), o advogado irá ingressar com ação judicial trabalhista ou previdenciária, visando garantir o cumprimento dos direitos do segurado.

Quando se trata de resolver problemas envolvendo o auxílio-doença e o décimo-terceiro salário, contar com a ajuda de um advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista é essencial para tirar as suas dúvidas sobre o tema e garantir os seus direitos.

A Rubira Gateno & Lucki é um escritório de advocacia com mais de 30 anos de experiência no mercado de direito do trabalho, direito previdenciário e direito da saúde. Nossa missão é garantir os seus direitos com máxima dedicação e transparência, por meio do atendimento de cada cliente de forma única e personalizada.

Estamos sempre à disposição para apoiar e tirar suas dúvidas com problemas referentes ao direito previdenciário! Gostou de saber mais sobre esse tema? Confira o nosso blog para não perder nenhuma novidade sobre Direito! Siga também as nossas redes sociais Facebook e Instagram! Até a próxima!

Posts Relacionados

Como dar entrada no auxílio-doença?

Como dar entrada no auxílio-doença?

Ficar incapacitado por conta de uma doença é muito mais comum do que se pensa. Quando o segurado se encontra inapto a realizar suas funções por conta de uma enfermidade, o ideal é saber como dar entrada no auxílio-doença. O benefício por incapacidade temporária...

ler mais
MEI tem direito a auxílio-doença?

MEI tem direito a auxílio-doença?

O cenário de desemprego decorrente da pandemia de Covid-19 levou a um aumento substancial no número de microempreendedores individuais (MEI). Com a multiplicação dessa categoria de empreendedores, surge uma avalanche de dúvidas referentes aos direitos da categoria....

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Direito do Trabalho, Previdenciário ou Direito da Saúde é só mandar uma mensagem 😉. Atendemos apenas a cidade de São Paulo e Grande SP.